sábado, 2 de janeiro de 2010

Esteróides Anabolizantes: Síntese sobre sua definição e riscos de utilização

Inspirado num documentário que assistimos recentemente na Discovery Channel, cujo nome intitula-se "Músculos Ao Extremo", e seguindo a tendência dos nossos últimos post, resolvemos publicar algo relacionado aos Esteróides Anabolizantes.

Para estruturação e fundamentação do conteúdo, utilizamos um artigo do CEBRID, Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Nesse sentido, adotamos a mesma estrutura do artigo base, uma vez que é prático, de fácil leitura e compreensão.

. O que são os esteróides anabolizantes?
Esteróides Anabolizantes são drogas fabricadas com a finalidade de substituírem o hormônio masculino, a Testosterona, no corpo humano são produzidos pelos testículos. Estes auxiliam o crescimento dos músculos (denominado efeito anabólico), e conseqüentemente, das características sexuais masculinas, como: pelos, barba, voz grossa, entre outros (efeito androgênico).

. Como são encontrados e utilizados?
Legalmente, são utilizados como medicamente para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficiente de Testosterona. Os principais medicamentos esteróides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durateston®, Deca-Durabolin® e Androxon®. São encontrados na forma de comprimidos, ingestão de cápsulas, ou na forma de ampolas, por meio de injeção intramuscular.

. Porque as pessoas usam os esteróides anabolizantes?
Por deficiência funcional do organismo, ou para obterem melhor performance nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo. Os principais usuários dessas drogas são os atletas, entretanto, o uso do não-atleta tem-se intensificado na busca por corpo “visivelmente” perfeito. Os homens são os usuários mais comuns dessas drogas, contudo, entre as mulheres o uso tem sido crescente.

. Quais são os efeitos dos Anabolizantes no corpo, a curto e longo prazo?
O uso inadequado dessas substancias podem acarretar inúmeros problemas no organismo, como discorre CEBRID¹:

. Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (Ginecomastia).
. Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).
. Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.
. Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.

Importante considerar que, usuários que injetam esteróides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, estão exposto aos riscos de contaminação por infecções, como: HIV, Hepatite B e C. Nota de risco, para o processo de fabricação dessas drogas, com preparações ilegais, as quais são elaboradas em condições quase sempre não estéreis, colocando em risco os que as utilizam.

.Os usuários ficam dependentes dos Anabolizantes?
Os usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas substancias, podendo ser percebida no individuo que continua fazendo uso, mesmo depois de ter sofrido conseqüências indesejável pelo uso da droga, refletido em problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com as relações de sociabilidade.

.As pessoas podem parar de usar os anabolizantes?
“Para os que já vem tomando altas doses dessas drogas há muito tempo e com sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual, e ainda uma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigoso que pode surgir quando da parada dessas drogas é a depressão que em casos extremos pode levar à tentativa de suicídio. Nesses casos é necessária a ajuda de um profissional para parar de usar anabolizantes.” (CEBRID, 2009).

Para finalizar o post e complementar as informações aqui discutidas, disponibilizamos para download, o Documentário que referenciamos no inicio, Músculos Ao Extremo, produção do Discovery Channel.
Para fazer o download do arquivo clique no link ao lado> Download Documentário
_________________
¹CEBRID. Esteróides Anabolizantes. Disponível em: http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/esteroides_anabolizantes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...