sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aprenda a fazer um Asfalto com qualidade utilizando o Mental Ray do 3D Max Studio

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Nesse tutorial você vai apreender como fazer um asfalto realístico com o software 3ds Max e o renderizador Mental Ray. Vamos ensinar passo a passo para que não fique nenhuma dúvida quanto a forma de configurar a textura, aplicação e mapeamento no plane ou na sua própria modelagem.

Abra o 3ds Max e crie um plane que se encontra na barra de ferramenta lateral Command painel, com as configurações desejadas, No meus parâmetro 700x1500cm com 1x1 de seguimentos como não vamos trabalhar com o displacement não precisamos de subdivisões. Bom já criamos o plane vamos criar agora o nosso material de asfalto para aplicarmos no plane, Abra o Material Editor apertando a tecla M (Atalho do material editor).

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Selecione uma esfera do material e clique em Get material e selecione o material Archi&Design e clique 02 vezes para ele abrir no material editor Não esqueça de trocar a template do material Choose Templatese selecione Matte Finish.

Para Baixar as Texturas clique no link ao lado: Texturas Asfalto

No campo Diffuse clique no quadrado do campo color selecione o bitmap para escolher a textura que vamos usar não esqueça de desmarcar Use Real-World Scale e troque o campo Pyramidal para None,para voltar no material clique na setinha preta como mostra a figura abaixo, agora já temos nossa textura no Diffuse precisamos configurar apenas o Bump

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Configurar o bump vamos até Special Purpose Maps e clique em None e faça o mesmo processo do campo diffuse, vai em bitmap e selecione a outra textura de bump e não esqueça de desmarcar Use Real-World Scale e troque o campo Pyramidal para None, depois mude o campos para que seja de acordo com a sua necessidade de rugorosidade do asfalto, pois dependendo da sua qualidade de renderização quanto mais alto o valor do bump mais forte vai será rugorosidade da textura,nos meus parâmetros coloquei o bump entre 0,3 até 0,05.

Configuramos todo o nosso material de Asfalto e agora precisamos aplicá-lo no plane, devemos selecionar e depois clique em Assing Material to Selection para a textura aparecer no plane clique em Show Standard Map in Viemport como mostra a figura abaixo.

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Depois de aplicado a textura no plane vamos aprender a mapear a textura para ficar com uma boa aparência no plane, para mapear vamos usar o modificador UVW map, que se encontra no Command Painel no aba de modify ,para selecionar clique em modifier list e aperte U para ir direto para o modificador UVW map o segundo da lista, Lembrando que para colocar um modificador o objeto deve esta selecionado.

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Depois aplicado desmarque Real-World Map Size e clique em box e configure da melhor forma para seu plane ou o asfalto para sua avenida.

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O tutorial do asfalto esta pronto com ótimas texturas para ser usada na produção de Maquetes Eletrônicas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A textura está fora do ar. Não poderia colocar em outro servidor?
Grato.

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