quarta-feira, 25 de maio de 2011

Racionalização: necessidade e tendência na Arquitetura e Construção Civil

Nos últimos anos, as preocupações ambientais tornaram-se referência, preocupação global, tema de discussão das diversas especialidades científicas. A influencia desse elemento no campo da Arquitetura é direta, o estudo em torno do ambiente urbano tem sido cada vez mais aprofundado, na busca por reduzir os impactos ambientais causados pelas ações humanas, estratégias bioclimáticas, princípios ecológicos, de sustentabilidade tem sido propostos a infra-estrutura urbana.

Esses métodos estenderam-se a questões pontuais, as edificações, assinalados pelo desenvolvimento de alternativas em projeto, que visam o aproveitamento sustentável dos recursos naturais, para alcançar melhor eficiência energética da construção. Marcados desde a implantação, na orientação da edificação quanto ao sol, ventos predominantes, ou tomando partido das propriedades dos materiais empregados, da vegetação e reaproveitamento da água.

O ponto fundamental dessa tendência deve ser refletido em toda abrangência da edificação, considerando todas as etapas do processo, principalmente, as associadas ao processo construtivo. Os desperdícios na construção civil tradicional é fator preocupante, o volume residual gerado para alcançar o produto final é excedente. O entulho é composto dos múltiplos materiais empregados na confecção, os principais são pedaços de tijolos, retalhos de cerâmica, e principalmente, madeira.

Nesse sentido, é imprescindível a adoção de medidas de reaproveitamento desses materiais, como por exemplo, utilização dos entulhos de tijolos, no aterro para contra-piso, dos retalhos de cerâmica na composição de pisos em mosaico, ou paredes estilizadas, e da madeira, reutilizada em novas construções nas caixarias, ou reaproveitada na produção de móveis, painéis, evidenciando a nova tendência do mercado, da então requintada “madeira de demolição”.

Outra ferramenta consciente corresponde à racionalização de todo sistema, desde a elaboração projetual até as etapas executivas. Desenvolver todo trabalho focado na otimização de recursos, prever todo andamento do conjunto da obra. É importante para alcançar à eficiência, a capacitação da mão-de-obra, no sentido de orientar as maneiras corretas de execução do trabalho, visando reduzir os desperdícios e buscando sempre a qualidade total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...