segunda-feira, 13 de junho de 2011

Formato e Qualidade dos Vídeos: Aprenda identificar se a qualidade do vídeo que pretende baixar é boa ou ruim

Image Hosted by ImageShack.usVocê tem dificuldades para identificar se o vídeo que pretende baixar está com uma qualidade boa de imagem ou não? Vamos trazer alguns esclarecimentos sobre as qualidades de imagem disponíveis na rede para download.

O primeiro passo é identificar na nomenclatura do arquivo, as estruturas de informações contidas. Geralmente seguem essa sistematização:

Título.Formato-Grupo.Extensão

Título do Vídeo; Formato do vídeo; Grupo responsável pelo rip;Extensão Executável 
Exemplo: Musculos_Ao_Extremo2008.TVRip-aPUD.mp4

A qualidade do vídeo depende do seu formato (categoria do rip). Os formatos mais comum da rede são:

CAM Vídeo com qualidade baixa obtido com uma câmera de vídeo digital (Digital Vídeo). Os grupos gravam a tela do cinema, normalmente na pré-estréria e disponibiliza para download, com foco no público que buscam por lançamentos.

DVD-RIP (ou DVDRip) Vídeo de qualidade excelente, obtido pela extração fiel do DVD final, comercializado nas lojas.

DVD-Screener (DVDscr) Vídeo de qualidade excelente, idêntica a de um DVD comum, entretanto existe algum tipo de material informativo contido no arquivo (em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco). Ele é extração dos vídeos de divulgação, distribuídos antes do lançamento, normalmente para jornalistas e imprensa.

R5Vídeo de boa qualidade. Alguns estúdios liberam DVD’s de varejo (para venda) antes de serem realmente lançados (somente na Rússia). Fazem isso para conter o uso difundido dos telecines (TC) pirateados (que eram uma vez muito comuns). R5 é feito pelos estúdios, eles estão competindo basicamente com os telecines piratas. Assim a diferença principal entre os telecines postos para fora pelos piratas e os R5, é que os R5 são feitos usando o equipamento profissional. A qualidade do R5 é muito similar a dos DVD-Screeners.

Screener (SCR) Geralmente fitas VHS promocionais que são enviados aos distribuidores, jornalistas e imprensa antes da venda. Porém existe algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o VHS não é comercial

TeleCine (TC) Um TeleCine é máquina que copia filme do rolos de cinema para o sistema digital. O som e a imagem são muito bons, mas esses equipamentos são muito caros e raros.

TeleSync (TS) Vídeo e som com qualidade ruim. O sistema é muito parecido com o CAM, porém o sistema de captação de áudio é externo, já o CAM é onboard (microfone de camera). Isso ajuda e melhorar e muito na qualidade do som. Muito TeleSync é filmado em cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, dando uma qualidade melhor do retrato e do som.

TV-RIP (TVRip)/HDTV Vídeo e som com boa qualidade, consiste na ripagem da TV (capturado usando caixas digitais de cabo/satellite preferivelmente) ou PRE-AIR das alimentações de satélite que emitem direto às emissoras de TV, alguns dias antes da exibição. É capturado com uma placa de video-captura digital ligada num slot PCI do PC, geralmente dando os melhores resultados, o formato quase sempre é em MPEG ou AVI podendo ser convertido em VCD/SVCD/DivX/XviD.

VHS-RIP (VHSRip) Uma cópia exata do VHS final liberado, principalmente dos videos de skating/sports e de XXX.

WorkPrint (WP) É uma cópia do filme que não foi terminada. Pode ter cenas incompletas, músicas e a qualidade podem variar. Algum WPs é muito diferente da cópia final e outros podem conter cenas extras. WPs pode ser agradável à coleção. Hoje em dia, muitas ADD (adicionais) de DVD, contêm essas cenas que são cortadas do filme final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...