Ontem, foi posto novamente em pauta nos jornais do mundo, uma antiga preocupação, se a utilização do aparelho celular pode ser fator responsável pela origem de algumas modalidades de câncer. A discussão ocorreu com uma publicação em Lyon, na França, pela Agência Internacional de Pesquisas Sobre o Câncer, instituição que integra a Organização Mundial de Saúde, na qual alertou que o uso de aparelhos celulares pode causar câncer.
Fator preocupante, considerando que “05 bilhões de aparelhos” (G1, 2011) são utilizados diariamente no planeta, e tornaram-se utilitário indispensável para a maioria das pessoas. Seguindo o velho ditado “melhor prevenir do que remediar”, abaixo chegue algumas recomendações quanto à utilização do aparelho.
. Manter uma distância entre o crânio e o aparelho; se possível utilizar o comando “viva-voz”;
. Alternar os lados quando se utiliza do aparelho (ouvido direto e esquerdo);
. Utilizar fone de ouvido;
. Falar quando necessário;
. Dar preferência para mensagens de texto;
As preocupações em relação ao celular são decorrentes do seu modo de funcionamento, a comunicação por meio de ondas eletromagnéticas, uma modalidade da radiação não ionizante. Para Seeling (2003) a composição elementar dos tecidos e órgãos dos seres vivos são o carbono, oxigênio, nitrogênio e o hidrogênio. As radiações não ionizantes cedem energia para as moléculas desses elementos, mais não em quantidade suficiente para provocar sua ionização, entretanto, possibilita que os elétrons passem para um nível energético superior, deixando-os em estado ativado. Existem também situações em que a energia é muito baixa e apenas aumenta a velocidade de rotação, translação ou de vibração da molécula.
Verdade é que o aparelho de telefone móvel é recente, a comprovação dessa fatalidade, ou não, só poderá ser definitiva em um futuro próximo. De qualquer forma, vale seguir as orientações.
__________
Referências:
G1. Pesquisa aponta que uso do celular pode causar câncer no cérebro. Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/06/pesquisa-aponta-que-uso-do-celular-pode-causar-cancer-no-cerebro.html < Acesso em 31 de maio de 2011.
SEELING, Mariana. Radiação Ultravioleta. Disponível em: http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/rad-uv-seelig.pdf < Acesso em 12 de maio de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário