quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aprenda a fazer uma Grama Realística com o Mental Ray do 3D Max Studio

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Nesse tutorial você vai apreender como fazer uma grama realística com o software 3ds Max e o renderizador Mental Ray. Vamos ensinar passo a passo para que não fique nenhuma dúvida quanto a forma de configurar a textura, aplicação e mapeamento no plane ou no seu próprio terreno.

Abra o 3ds Max e crie um plane que se encontra na barra de ferramenta lateral Command painel,  com as configurações desejadas, No meus parâmetro 300x300 cm com 10x10 de seguimentos isso e muito importante pois o displacement precisa de subdivisões para funcionar melhor. Bom já criamos o plane vamos criar agora o nosso material de grama para aplicarmos no plane, Abra o Material Editor apertando a tecla M (Atalho do material editor).
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Selecione uma esfera do material e clique em Get material e selecione o material Archi&Design e clique 02 vezes para ele abrir no material editor Não esqueça de trocar a template do material Choose Templatese selecione Matte Finish.

Para Baixar as Texturas clique no link ao lado: Texturas_Grama

No campo Diffuse  clique no quadrado do campo color selecione o bitmap para escolher a textura que vamos usar não esqueça de desmarcar Use Real-World Scale e troque o campo Pyramidal para None,para voltar no material clique na setinha preta como mostra a figura abaixo, agora já temos nossa textura no Diffuse  precisamos configurar  o Bump e o Displacement.
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Para configurar o bump vamos até Special Purpose Maps e clique em None e faça o mesmo processo do campo diffuse vai em bitmap e selecione a outra textura de bump e não esqueça de desmarcar Use Real-World Scale e troque  o campo Pyramidal para None, depois mude o campos bump de 0,3 para 5,0.
 
Clique em none no campo Displacement e faça o mesmo processo do campo diffuse vai em bitmap e selecione a outra textura de Displacement ,e não esqueça de desmarcar Use Real-World Scale e troque  o campo Pyramidal para none, depois mude o campo onde esta 1,0 para a altura que a grama vai ter, coloquei 3,0 cm de altura.

Configuramos todo o nosso material de Grama contendo o bump e displacement pronto precisamos aplicá-lo  no plane, devemos selecionar e depois clique em Assing Material to Selection e para a textura aparecer no plane clique em show Standard Map in Viemport como mostra a figura abaixo.
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Depois de aplicado a textura no plane vamos aprender a mapear a textura para ficar com uma boa aparência no plane, para mapear vamos usar o modificador UVW maps, que se encontra no Command Painel no aba de modify ,para selecionar clique em modifier list e aperte U para ir direto para o modificador UVW map o segundo da lista, Lembrando que para colocar um modificador o objeto deve esta selecionado.

Depois aplicado desmarque Real-World Map Size e clique em box e configure da melhor forma para seu plane ou a grama para seu terreno.
Estamos terminando o nosso tutorial depois que mapeamos a textura precisando configura o Displacement no max para renderização, então aperte a tecla F10 depois clique em Renderer e vai até o campo Shadows & Displacement,modifique só os  campos edge Length:0,5 e em Max Displace 25,0. 
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O tutorial da grama esta pronto com ótimas texturas para ser usada na produção de   Maquetes Eletrônicas.

Um comentário:

Mainetti disse...

olá, obrigado pela dica. vc poderia publicar a s imagens para download em outro servidor? Estas estão fora do ar.

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